DISFUNÇÃO SEXUAL FEMININA

As disfunções sexuais femininas podem afetar o desejo sexual e/ou alterar as respostas psicológicas e fisiológicas do corpo frente aos estímullos sexuais, causando sofrimento e insatisfação não só na pessoa, como também no seu par.

As disfunções sexuais caracterizam-se por falta, excesso, desconforto e/ou dor na expressção e no desenvolvimento de uma ou mais fases da resposta sexual feminina ( desejo, excitação, orgasmo e resolução. Este fenômemo é bastante frequente, no entanto, pouco estudado. O tratamento fisioterapêutico é utilizado como técnica auxiliar para estas disfunções, já que apresenta bons resultados e respostas rápidas.

 

O que é disfunção sexual feminina? 

Defini-se disfunção sexual feminina como comprometmento do desejo e da excitação sexual, do orgasmo e/ou dor sexual que provoquem desconforto sexual significativo. (Basson, 2000)

Quais os tipos de disfunção sexual feminina? 

Desejo sexual hipoativo: é mais frequente das disfunções sexuais feminina, consiste na diminuição ou ausência de interesse e fantasias sexuais. Não existe nenhuma  motivação para que o ato sexual aconteça.

Disfunção de excitação: redução ou ausência da excitação (sentimentos relacionados à excitação sexual, à sensação de prazer) e de lubrificação vaginal frente a qualquer estímulos.

Disfunção do orgasmo (anorgasmia): diminuição da intensedade do orgasmo ou ausência do mesmo na vigência de um estímulo adequado.

Dispareunia: dor no ato sexual, ou seja, durante a penetração.

Vaginismo: caracterizado por um espasmo involuntário da musculatura vaginal impedindo total ou parcialmente a penetração.

Causa da disfunção sexal feminina

As causas são multifatoriais, envolvendo aspecto físicos, psicológicos, sociais ou até mesmo de causas desconhecida.

- Menopausa

- Flacidez perineal ("folga vaginal")

-Medicamentos.