Disfunção sexual masculino

Diversos tipos de problemas impedem que milhões homens, em todo o mundo, possam usufruir de uma vida sexual saudável e feliz.

O medo ou a vergonha de procurar o  tratamento adequado são alguns dos principais fatores que impedem que estas pessoas livrem-se de suas dificuldades.

Conhecer o problema é  o primeiro passo no caminho de sua resolução.

Mecanismo da ereção:
Para entender a causa da impotência sexual masculina é importante saber como o pênis fica ereto:

O pênis começa a intumescer quando o cérebro, por estímulos eróticos ( cheiro, som, visão, toque ou memória), inicia todo o mecanismo de ereçaõ: uma série de reações nos nervos, vasos e músculos, corpos carvenosos enchendo-se de sangue e o pênis tornando-se rígidos,as veias internas são comprimidas para evitar a saída do sangue, culminando com ereção. A testosterona controla toda reação.

Qualquer falha em todo este mecanismo pode resultar na disfunção erétil ( impotência sexual masculina).

Disfunções da fase do desejo sexual

Hipoatividade sexual: é a disfunção mais comum dessa fase. Existe tanto em homens quanto em mulheres. A diminuição do desejo é percebida pelo indivíduo acometido como uma falta de desejo sexual pura e simples, por diminuição da realização de atos sexuais ou pela repulsa do parceiro como indivíduo excitante. Ansiedade ou depressão crônica podem diminuir o desejo. Geralmente aparece na adolescência. Ocorre entre 15-20% das pessoas, sendo mais comum em mulheres.

Disfunções da fase da excitação sexual

Transtorno erétil masculino: pode ocorrer desde o começo da vida sexual, aparecer ao longo da vida ou ser situacional. Homens mais jovens tendem a ter menos alteração da ereção do que os mais velhos. As causas são devidas a uma condição médica que altere o fluxo sangüíneo para o pênis, uma diminuição do nível de testosterona sérica ou a causas psicológicas. Ocorre desde uma incapacidade para ter uma ereção até ereção que não se mantém durante o coito, ou uma ereção parcial, que não permite que o pênis seja introduzido na vagina.

Drogas que causam alteração na ereção: antidepressivos tricíclicosinibidores seletivos da recaptação da serotoninacarbonato de lítioantipsicóticos.

Disfunções da fase orgástica

Ejaculação precoce ( EP): é mais comum em homens com maior nível de instrução. Caracteriza-se pela ejaculação antes do esperado, sendo normalmente após uma estimulação sexual íntima. É a disfunção sexual mais comum em homens.

É mais aequado dizer que ejaculaçãp precoce é  afalta da capacidade do homem em conseguir conter a ejaculação por mais de  três minutos após o início da penetração.

É um problema sexual muito comum, afetando de 10 a 30% dos hoemens. É provável que esses valores sejam maiores, pois a mioria dos homens, tem vergonha em reconhecer sua ejaculação rápida e procurar ajuda adequada. Esta vergonha infundada só dificulta o tratamento da ejaculação prcoce, pois quanto antes o paciente procurasse ajuda, mais rápido seria o tratamento.

Ejaculação precoce produz a insatisfação sexual crônica no casal, principalmente quando o homem, se recusa a reconhecer o problema.

 

Razões levantadascomo causa da EP: 

- aumento anormal de sensibilidade da glande peniana,

- ansiedade frente ao desempenho sexual,

- inexperiência sexual,

- primeira experiência com parceira que tenha estimulado um coito rápido e culpa ou sentimentos negativos em relação à parceira.