Disfunção sexual

Refere-se à dificuldade sentida por uma pessoa ou casal durante qualquer estágio da atividade sexual, incluindo desejoexcitação ou orgasmo.
A relação sexual é dividida em 4 fases:
  1. fase do desejo sexual: consiste em fantasias de ter alguma atividade sexual, através de imagens ou sensações corporais a respeito de ato sexual, e o desejo de realizar um ato cuja descarga seja através de genitais. A excitação sexual depende de um histórico satisfatório de relações sexuais prévias;
  2. fase da excitação sexual: é acompanhada de alterações do formato e da sensibilidade dos genitais;
  3. fase orgástica: corresponde ao ápice do prazer sexual;
  4. fase da resolução: ocorre após um ato sexual prazeroso, em que aparece um relaxamento muscular generalizado.

"A fisioterapia pode ser utilizada como uma técnica auxiliar no tratamento das disfunções sexuais, já que apresenta bons resultados e resposta rápida. Atua no treinamento da musculatura do assoalhp pélvico (localizado na região inferior da pelve), através de exercícios em várias posturas, associadas a conscientização e propriocepção destes músculos, com o intuito de promover aumento de força, melhora do fluxo sanguíneo local, aumento da mobilidade pélvica, e da sensibilidade nessa região, potencializando, assim, a excitação, a lubrificação vaginal e do orgasmo, ou seja, a resposta do ciclo sexual. Portanto, isso sugere o potencial da abordagem fisioterapêutica como coadjunvante no tratamento das disfunções sexuais em geral."